top of page

Bem-vindx ao CUS-CE ano II

O COLÓQUIO UNIVERSITÁRIO DE SEXUALIDADES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CUS-CE), lançou-se explorar as variadas contribuições que as epistemologias queer e feministas vem nos oferecendo para pensar as relações sociais. Buscando tocar nas margens explosivas e subversivas provocadas pelos desencontros dos corpos na teoria e na prática educativa, e como a instituição escolar se apresenta como um lugar de exclusão e disputas pelo que é normativo. Buscamos nesse colóquio pensar nas margens, ou seja, em torno da fragilidade dos corpos diante dos aparatos estatais de poder e dos dispositivos de regulações normalizadoras identitárias e heteronormativas (como a escola), trazendo à tona figuras erráticas: pessoas trans, travestis, não-bináries, lésbicas, bichas, sapatões, pintosas, interssexuais, queers, monstras, bizarras e demais anormalidades. Percebendo não somente os modos como os discursos se inscrevem sobre os corpos no campo da educação, mas também as possibilidades de resistência e transgressão que esses corpos apresentam.

Nesse momento, o olhar acadêmico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspiração teórico-metodológica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. 

Este colóquio se apresenta como um lugar de resistência a toda onda conservadora que se alastra no país e no mundo, vendo nos espaços de discussão teórica e política possibilidades de enfrentamentos a toda perseguição dos debates de gênero e sexualidade na educação, vendo o Centro de Educação como um território já consolidado de resistência acadêmica e política contra os ataques à educação.

bottom of page